Google
Google Pipoca Doce


Nome e blog:

Comentário:

E-mail:



segunda-feira, novembro 03, 2003


Machismo em casa
Ontem fui encontrar um amigo num bar. Chegando lá, veio um monte de gente, amigos dele, que moram lá perto. Muitas risadas, conversas e Gin Tonica. Depois fomos parar na casa deles, alí pertinho da Bastilha. Um casal, muito recém casado. Moram num micro apartamento. Ela, linda, super simpática. Ele, egraçadíssimo. A comida, muito boa. A companhia, melhor ainda.
O que me deixou pasma, foi a situaçăo. Ele está desempregado, ela trabalha um montăo. Um dia na vida deles é o seguinte. Ela acorda, cedinho, e ele continua dormindo. Ela se prepara pra ir trabalhar, e deixa um suco de laranja fresquinho perto da cama, com um café. Assim, quando ele acordar, năo precisa nem se mexer. Vai embora trabalhar. Ele fica em casa, bundando. Faz algumas tentativas de procura de trabalho, mas sendo a França do jeito que é, ficar meses desempregado năo é um problema. Nas palavras dele "estou procurando algo que năo quero encontrar". Até aí, tudo bem. Mas depois, ela volta do trabalho. Vai comprar a comida, prepará-la, servir o jantar. Depois lava a louça, arruma a casa, e passa a roupa dele. Quando ela se deita, cansada, ele ainda está bem. Entăo ele assiste televisăo, enquanto ela dorme. Ele tem consideraçăo, sabe? Usa fones de ouvido! E assim vai.
Ou seja, ela que trabalha, ela que sustenta o casal, ela que cuida da casa, ela que faz tudo! Ele năo levantou a bunda da cadeira nem uma vez, enquanto estávamos la. Meu amigo ainda perguntou pra ele se ela cozinha bem assim todos os dias, ou se foi algo excepcional. "Năo, é assim todos os dias, claro".
Ah, mas me poupe! Năo que seja um que devia trabalhar, e outro ficar em casa. Năo que seja a responsabilidade do homen ou da mulher. Mas tem alguma coisa muito desigual nessa história, năo tem, năo? Ela deve ficar exausta no final do dia, e ele nem se mexeu. Porque năo dividem as coisas de uma outra maneira? Năo que seja uma questăo de machismo, ou feminismo. É uma questăo de lógica.




Bruna 12:51 PM



///This page is powered by Blogger. Isn't yours?///