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terça-feira, março 02, 2004
Franceses gostam de reclamar. E muito. Fazem greves e manifestaçőes sobre tudo, sempre.
Mas isso năo é nenhuma novidade. O que está deixando a vida dos parisiences um pouquinho mais interessante é a mais nova manifestaçăo deles. Anti-publicidade, anti-consumismo, anti-comercialismo.
Exemplo: Todos os dias os parisiences pegam o metro. E pagam, por um serviço nem sempre garantido. (Tubo bem, transporte público francęs é uma maravilha comparao ao cáos do Brasil, mas mesmo assim...). E dentro do metro, somos bombardeados por propagandas e publicidades. Supermercados, lojas de roupas (com fotos de mulheres magreals e andróginas), cosméticos, shows, revistas sobre a vida particula das estrelas, filmes de hollywood, agencias de viagens... e por aí vai. Esses últimos tempos tem gente que entra no metro, e com spray e canetas, marcam e protestam contra tudo isso. Fazem comentários inteligentes e bem pensados, criticando o consumiso desenfreado, as mulheres-objeto, e reclamando contra a publicidade que nos é enfiada guela abaixo todos os dias. Os gigantescos outodoors (indoors) todos rabiscados e pixados agora existem em todas a linhas do metro, em todos os cantos.
Também fazem manifestaçőes dentro de supermercados, com jóvens que fazem uma bagunça, sempre pacificamente, sem roubos, sem escândalo. Menias sem camisa, com barcodes desenhados nas costas, e estrelinhas de paper cobrindo os seios: "ofertas!", "năo percam!", "os maiores descontos"...
A estaçăo de metro George V, com um adesivo adicionado, virou George W!
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