|
quinta-feira, agosto 26, 2004
Uma biosfera no Printemps.
Printemps é uma loja de departamento parisience, grandona, bonita e cara. Vende mais para turistas do que parisiences espertos, que conhecem outros lugares onde podem encontrar os mesmos produtos. Mas a Printemps tem uma lojinha "design" dentro do Centro Pompidou. Cada vez que vou lá dou uma passada. Acho que nunca comprei nada, mas vale a pena pelas novidades e inutilidades que vendem, sempre à preços exorbitantes. Dessa ultima vez que passei, conheci, por exemplos, sacolas feitas de lona de caminhão. Sabe aqueles caminhõoes fedidos e encardidos da Marginal Pinheiros? Então. Eles tiram a lona que cobre toda a mercadoria, recortam, e fazem sacolas e bolsas. Sacolas e bolsas caríssimas. Mas ha gosto pra tudo, e essas coisas não se discute.
O que encontrei dessa vez, porém, achei incrível. Tinha uma esfera enorme, tranparente, em cima de uma mesinha. Dentro dela tinha uma areinha, e um tipo de coral. Chegando mais perto, pude ver que dentro disso nadavam muitos mini camarõezinhos. A esfera, por alguma razão, atraia todo mundo. Tinha um textinho explicativo do lado. Aquele trambolho era uma biosfera. Era fechado hermeticamente. Nada entrava, nada saía. O que vivia dentro dela era auto-suficiente. A luz faz crescer alguinhas, que alimentam os camarões, que de alguma maneira fazem o coral também sobreviver. Tudo sozinho, sem ajuda exterior. Fui perguntar o que era aquilo pra vendedora. Ela disse que custava 5,000 Euros. Era uma experiência que a Nasa mandou pro espaço, que sobreviveu, e voltou, pra agradar os clientes da Printemps. Ela me indicou, do outro lado da loja, outras mini biosferinhas, mais em conta (entre 75 e 150 Euros), que não tinham passeado, pessoalmente, pelo espaço. Eram lindas. Por alguma razão davam uma vontade irresistível de tocar, de levar pra casa.
Do lado das biosferas domésticas, tinha também uma caixinha com um gel azul. Esse tal de gel foi desenvolvido porque o povo quis levar formigas pro espaço. O problema que tiveram foi que com a pressão, a terra das formigas virava pó, o que dificultava a sobrevivências dos bichinhos. Esse tal de gel, pressão proof, conté alimentos e tudo o que as formigas precisam. Elas podem morar dentro dele, cavar tuúneis, respirar, comer, reproduzir e tudo mais. O gel estava à venda. O povo podia comprar, por num aquario em casa, caçar formiguinhas, e ter a própria produção.
Estão fazendo estes estudos pra poderem, um dia, desenvolver uma biosfera e por nós, pobres humanos, no espaço. Mas veja como são bonitinhos:
E depois eu fico com consciência pesada por comprar coisas não necessárias, como os meus dois pares de sapatos...
|